Agricultura biológica
Codex Alimentarius Comission, FAO/WHO, 1999
Apesar de existirem algumas desvantagens como o facto de os produtos provenientes da agricultura biológica serem mais caros, mais difíceis de encontrar e com um tempo de conservação mais reduzido, este tipo de agricultura tem mais vantagens, pois respeita o bem-estar animal, os alimentos produzidos são mais saborosos e benéficos para a saúde, é um método de cultivo mais amigo do ambiente, entre outras.
Evolução da área (ha) de produção biológica em Portugal (1993-2005)
Em Portugal tem-se verificado um crescimento da área de produção biológica e também do número de operadores certificados em agricultura biológica, o que se deve em parte ao facto do nosso país estar numa boa situação para apostar neste tipo de cultivo, pois não foi tão longe como os outros países da EU-15 na intensificação da produção nem na utilização de produtos químicos na agricultura.
Um dos projectos iniciados no nosso país, no âmbito da agricultura biológica foi a AGROBIO, a Associação Portuguesa de Agricultura Biológica, que foi fundada em 1985 e tem desde então, protagonizado a defesa e o desenvolvimento da Agricultura Biológica em Portugal. É uma organização não governamental de ambiente, sendo, desde a sua constituição filiada na IFOAM (Federação Internacional dos Movimentos de Agricultura Biológica). Actualmente, reúne mais de 5000 associados, de todas as classes etárias e