Relação Professor-Aluno
“Se o mestre for verdadeiramente sábio, não convidará o aluno na mansão do seu saber, e sim, estimulará o aluno a encontrar o limiar da própria mente.”
Khalil Gibran
________________________________Fernanda Cristina Teixeira Nogueira
3
_______________________________________________Administração Escolar
INTRODUÇÃO
Neste breve trabalho procurarei demonstrar que a relação pedagógica é um espaço pluridimensional onde é possível, apesar das diferenças nele presentes, transformá-lo num ecossistema de saberes e de afectos que permita o desenvolvimento integral dos seres humanos.
Por isso, parto do princípio de que, embora não sendo possível, de uma só vez, intervir em toda a complexidade institucional, estará sempre ao alcance do professor o desenvolvimento de um clima que propicie a construção de um território de segurança ontológica e de desenvolvimento pleno dos actores envolvidos na relação pedagógica.
Trata-se de agir sobre a relação pedagógica mediante processos comunicacionais facilitadores, para aí criar um sistema interactivo que, para além dos conteúdos programáticos e das imposições normativas do Sistema Educativo, não deixe de equacionar as necessidades e o sentir humanos. Com esse fim, proponho para a relação pedagógica o recurso a processos de comunicação autêntica que permitam criar espaços de conhecimento e de experiências, sem negar a partilha de valores e a expressão de afectos e de emoções, tão necessários à estruturação da identidade e ao reforço da autoestima. Em suma: ao equilíbrio do professor e do aluno.
Assim, o tema que me proponho tratar tem como título principal A RELAÇÃO
PROFESSOR E ALUNO(S) e como subtítulo A INFLUÊNCIA DO PROFESSOR
SOBRE O(S) ALUNO(S) . A escolha deste tema parecerá, à primeira vista, simplista pela evidência com que se nos impõe. Porém, a simplicidade que os conceitos por vezes sugerem na sua aparente manifestação nem