Relação professor-aluno
INTERAÇÃO PROFESSOR-ALUNO E A COMUNICAÇÃO EM SALA DE AULA
1. Com base no texto “Ensinar e Aprender como uma Ação Transformadora”, qual deve ser o papel do professor comprometido com a ação transformadora de ensinar e aprender? Ao professor não compete transmitir conteúdos acabados sem possibilidades da criação de novas estratégias, mas sim criar condições que possibilitem ao discente como sujeito do processo ensino aprendizagem, a expansão dos conhecimentos necessários a sua formação pessoal e profissional. É necessário pela globalização que vivemos que o educando vivencie e compreenda o mundo que o rodeia, que busque mecanismos para criação de condições plenas para exercitar seus direitos e deveres de cidadão antenado com seu tempo. Isso envolve o saber sistematizado e o que se encontra além dele. Assim o professor comprometido deve ensinar o que os alunos precisam aprender, preocupando-se em repassar os conteúdos sistematizados, mas também despertar o senso critico de cada um.
A interação professor aluno deve ser baseada no ensinar e aprender onde o professor não é dono absoluto do saber e o aluno não é alguém vazio de experiências e valores.
2. Na sua concepção o que vem a ser atitudes e habilidades?
Atitude é quere fazer por meio da modificação de postura em relação a determinadas situações.
Habilidade é o saber como fazer com economia de tempo e esforço, pois a habilidade pressupõe o ato de fazer bem alguma coisa.
3. Para acontecer a aprendizagem é preciso ocorrer mudanças no comportamento, que acontecem em 3 níveis. Fale sobre.
•Nível do conhecimento: a aquisição de novas informações leva o educando a saber o que, por quê e quando fazer.
•Nível de atitude: mudança de postura que leva ao querer fazer alguma coisa e ter vontade de promover mudanças.
•Nível da habilidade: aprende a fazer com economia de tempo e esforço o que não sabia fazer.
4. A relação professor-aluno interfere no processo de ensino-aprendizagem?
Sim, pois o