Layout
O layout tem como finalidade trazer a indústria um arranjo físico adequado, trabalhando diversos pontos no qual seja possível adaptar as pessoas e as maquinas ao ambiente de trabalho, trazendo uma melhor movimentação das matérias primas e de pessoas nos processos de fabricação. Assim, tendo como consequência um menor tempo de ociosidade, pois o processo de fabricação terá uma linha de produção onde o produto começara a ser fabricado a partir de um ponto inicial e será concluído ao final da linha de produção. Ao contrario de um layout falho, onde o produto fabricado vai de um ponto ao outro da fabrica para ser produzido, perdendo tempo, dinheiro, e ate mesmo qualidade.
DESENVOLVIMENTO
CONCEITOS E ANALISE
O layout corresponde ao arranjo dos diversos postos de trabalho nos espaços existentes na organização, envolvendo, além da preocupação de melhor adaptar as pessoas ao ambiente de trabalho, proporcionar a arrumação dos moveis, maquinas, equipamentos e matérias-primas. Os principais objetivos do layout e obter um fluxo eficiente de comunicação administrativa dentro da organização, reduzir a fadiga dos funcionários no desempenho de suas tarefas, impressionar clientes e visitantes e ter um fluxo de trabalho eficiente.
Nesse caso o estudo e diretamente voltado ao layout de fabrica que é a disposição física do equipamento industrial. Incluindo o espaço necessário para movimentação de matérias, armazenamento, Mão-de-obra e todas as atividades e serviços dependentes além do equipamento de operação e a pessoal que o opera.
O layout de fabrica possui três tipos: (Processo ou funcional- Produto- Posicional).
No arranjo funcional, as maquinas e ferramentas são agrupadas de acordo com o tipo de processo de manufatura, ou seja, o material se movimenta através das áreas ou departamentos. Este tipo de arranjo é adotado geralmente quando há variedades nos produtos e pequena demanda.
A vantagem desse tipo de layout é a capacidade