A relação professor -aluno
Maria Aparecida Firmino de Souza1
RESUMO: O principal objetivo deste estudo é refletir sobre o papel do supervisor escolar diante da relação professor-aluno que se faz imprescindível para que o processo educativo aconteça. Este artigo tem como objetivo analisar a importância de um bom relacionamento entre professores e alunos no processo de construção do conhecimento. Realizou-se uma pesquisa bibliográfica procurando enfatizar a importância do bom convívio entre educando e educadores, bem como a necessidade do supervisor cuidar para que a dimensão interpessoal entre educadores e alunos não interfira de modo negativo no processo ensino-aprendizagem. Concluiu-se a importância de ter um supervisor escolar atuando como mediador das relações que ocorrem no interior da escola, de modo a garantir que o processo educativo formal aconteça com qualidade.
.
PALAVRAS-CHAVE: Aluno. Relações. Supervisor. Professor.
1 INTRODUÇÃO
O presente estudo tem como tema a relação professor-aluno e a ação do supervisor escolar levando em consideração as relações que acontecem entre os maiores envolvidos no desenrolar-se do processo ensino-aprendizagem, o professor e o aluno.
Para desenvolver a pesquisa partiu-se do seguinte problema: A relação entre professores e alunos apresenta conflitos que podem influenciar diretamente no processo educativo atingindo o maior alvo deste: o aluno.
O conhecimento e as informações que, tanto educadores e docentes trazem para o ambiente escolar são de suma importância para o processo educativo. Essa relevância social é que possibilita conflitos que não podem ser ignorados. Por isso é que o supervisor, na sua função de controlar, julgar e inspecionar a fim de garantir o trabalho didático na escola planejado pelo sistema, precisa adaptar-se ao contexto atual, e exercer uma função social de grande importância para o trabalho em articular e ordenar de forma reflexiva e coletiva.