Meios de cultura
Para cultivar um meio de cultura é necessários seguir alguns critérios para que o cultivo favoreça o crescimento do micro-organismo como: conter nutrientes adequados e uma quantidade de água suficiente, um pH apropriado, nível de oxigênio ou nenhum, esterilidade do meio de cultivo e submeter o tipo de cultura a incubação em temperatura apropriada.
É importante conhecer o potencial de crescimento de cada meio de cultura e adequar ao perfil bacteriano esperado. Para isso existem diferentes meios para cada material cultivado, onde alguns estão citados abaixo:
Agar sangue (AS) - O meio, usando uma base rica, oferece ótimas condições de crescimento à maioria dos microrganismos. Nele crescem a maioria dos Gram negativo e Gram positivo, além de fungos, bolores e leveduras. Ágar nutriente (NA) - Meio relativamente simples, de fácil preparo e barato, muito usado nos procedimentos do laboratório de microbiologia.
Ágar chocolate (CHOC) - Amplamente utilizado para o cultivo de microrganismos exigentes, embora cresçam neste meio quase todos os tipos de microrganismos.
ÁGAR CLED – CYSTINE LACTOSE ELECTROLYTE DEFICIENT - Usado para isolamento e quantificação de microrganismos presentes em amostras de urina.
Ágar Salmonela-Shigella (SS) – meio seletivo para Salmonela e Shigella e diferencial para a utilização de lactose (coloração rósea) e produção de H2S (coloração negra); possui componentes (sais de bile, verde brilhante
e