Meios de cultura
1. INTRODUÇÃO
Micro-organismos
necessitam
de
nutrientes
básicos
para
seu
desenvolvimento, para estudar esses micro-organismos de uma forma organizada, e também para que possamos isolar um tipo de micro-organismo a que se quer estudar utilizamos os meios de cultura, os meios de culturas são preparados de modo que tenham todos os nutrientes necessários para o desenvolvimento de uma forma de micro-organismo, ou de varias formas depende do objetivo do estudo.
Meios de cultura podem ser classificado em sua forma física como preparações sólidas, liquidas ou semi-solidas, de modo geral temos que ter como conceito que o micro-organismo é um ser vivo a ser estudado e como todo ser vivo é necessário alimentá-lo, é por isso que preparamos este meio para que o microorganismo tenha fonte de alimento inesgotável até o fim do estudo.
Não podemos esquecer que um meio de cultura após a preparação deve estar livre de qualquer forma de vida, ou seja, após o preparo deve-se submeter à técnicas de assepsia, como por exemplo, a esterilização.
Este trabalho foi feito com o objetivo de estudar os meios de cultura, assim como classifica-los e também trazer as diferenças entre esses meios.
2
2. REVISÃO DE LITERATURA
2.1 MEIOS DE CULTURA
As necessidades nutritivas dos micro-organismos são basicamente as mesmas que a de todos os seres vivos, que, para renovarem seu protoplasma e exercerem suas atividades, exigem fontes de energia e fontes de material plasmático. Nos seres vivos superiores, todavia, encontramos apenas dois tipos nutritivos: a)
Os vegetais são fotossintéticos, isto é obtêm energia da luz solar, e
autotróficos, nutrindo-se exclusivamente de substancias inorgânicas.
b)
Os animais são quimiotróficos, obtendo energia às custas de reações
químicas e heterotróficos, por exigirem fontes orgânicas de carbono.
Entre os micro-organismos, principalmente as bactérias, há uma variedade de tipos intermediários entre