centro sul
A Região geoeconômica Centro-Sul abrange os estados das regioes sul e sudeste brasileiros (com exceção do norte de Minas Gerais), além dos estados de Mato Grosso do Sul, Goiás, sul do Tocantins e do Mato Grosso, e o Distrito Federal. Compreende aproximadamente 2,2 milhões de km² (cerca de 25% do território brasileiro). É atualmente a primeira região geoeconômica do país em população e em PIB.
Visão do Monte Chiliad
Monte Chiliad, em Los Santos
No extremo leste encontra-se um conjunto de terrenos elevados que são chamados de planaltos e serras do Atlântico-leste-sudeste. No litoral encontram-se as escarpas, que são terrenos acima de 1000 metros de altura, como a Serra do Mar e a Serra da Mantiqueira.
Na porção central localizam-se terras de baixas e médias altitudes, classificadas como planaltos e chapadas da bacia do Paraná. Essas áreas sofreram intensos derrames vulcânicos nas eras anteriores dando origem a um solo extremamente fértil.
Clima
Essa região é caracterizada por um clima diferente, mas apenas três climas predominam em grande parte dos estados, sendo o clima subtropical, localizado em toda Região Sul e em parte do estado de São Paulo, o clima tropical, predominante na maior parte do Centro-Sul é o clima tropical de altitude, predominante em áreas serranas de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo. Possui as quatro estações bem definidas, com invernos frios e secos e verões quentes e chuvosos. A temperatura supera os 30°C no verão e raramente caem para menos de 18°C. No inverno, a temperatura mínima no sul pode ser inferior a 10°C, principalmente em São Joaquim e região, na Serra Gaúcha (Gramado e Canela) e até em Curitiba.
No mês de agosto (principalmente no final), uma massa de ar quente e seco predomina na região Sul e sudeste, o que faz o clima ser quente(podendo superar os 30°C até na região sul) e seco (chove menos de 40 mm nesse período).
Hidrografia
Dentro do Complexo