Centro sul
Uma região industrializada e complexa
O Centro-Sul do Brasil estende-se por cerca de 2 milhões de quilômetros quadrados, abrangendo Goiás, o Sul de Mato Grosso, Mato Grosso do sul e ainda Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
1.1- Nesse complexo regional, vivem cerca de dois terços dos habitantes do Brasil e estão também as maiores densidades demográficas e as duas principais metrópoles brasileiras: São Paulo e Rio de Janeiro. É ainda nessa região que se encontra a maior parte dos recursos econômicos e culturais do país: a grande maioria das indústrias, das atividades agropecuárias mais modernas, do desenvolvimento bancário e comercial, das principais universidades e centros de pesquisas científicas, etc. em 2000, cerca de 78% do PIB brasileiro encontrava-se no Centro-Sul. Trata-se, portanto, da parte do território nacional mais intensamente ocupada pelo homem.
1.2- Cinco das nove principais áreas metropolitanas aparecem nessa região geoeconômica: São Paulo e Rio de Janeiro, as duas metrópoles nacionais e Belo Horizonte, Curitiba e Porto Alegre, três metrópoles regionais. Nela também se localiza Brasília, a capital político-administrativa da nação. O grau de urbanização dessa enorme região é bem maior que o da Amazônia ou o do Nordeste, observando-se também uma rede mais integrada, com maior densidade de cidades, isto é, maior concentração de cidades em relação ao espaço. A divisão territorial do trabalho entra as diversas áreas que compõem o Centro-Sul do país é bem desenvolvida, com intensos fluxos de mercadorias pelo espaço geográfico. As rodovias mais movimentadas do Brasil localizam-se aí, bem como os principais portos e aeroportos.
1.3- O Centro-Sul do Brasil é extremamente diversificado, tanto do ponto de vista físico quanto, principalmente, do ponto de vista humano e social. Do ponto de vista fisiográfico, ocorre uma grande variedade de tipos de climas, solos, relevo, vegetação original,