Untitled
CURSO DE Licenciatura em Química
DISCIPLINA DE QUÍMICA GERAL EXPERIMENTAL
Profº Douglas Bento.
SEPARAÇÃO DE MISTURAS.
Anna Sanches
Carlos Henrique
Rene Flores
Bagé, 27 de Junho de 2014.
I – Introdução:
Para se preparar mistura existem vários jeitos.
Neste processo faremos a separação de NaCl e ZnO utilizando água. Descobriremos qual é o mais solúvel em água e 8quantidade em porcentagem de cada substancia na mistura.
II – Objetivos:
Aprender e observar, na prática, a importância das propriedades de solubilidade das substâncias e como elas influenciam na separação de misturas.
Determinar a composição percentual de uma mistura (no caso, ZnO + NaCl).
III – Materiais e métodos:
APARELHAGEM:
- 01 béquer de 50ml ou 100ml
- 03 pipetas de 5ml, 10ml e 20ml.
- 01 bastão de vidro.
- Funil de vidro.
- Suporte para filtração.
- Papel filtro.
- Balança analítica.
- Proveta de 50ml.
- 02 vidros de relógio.
- Estufa.
- Cápsula de porcelana.
REAGENTES:
- Água destilada.
- Mistura problema (ZnO+NaCl).
PROCESSO:
Primeira parte:
Pesar 3g da amostra e coloca-la num béquer de 50ml. Em seguida, juntar 15ml de água destilada e agitar vigorosamente, até dissolver boa parte da mistura no solvente. Filtrar a mistura em papel filtro de massa conhecida e recolher o conteúdo filtrado numa proveta. Utilizando duas porções de 5ml, transferir para o papel filtro o sólido que permaneceu no béquer, recolhendo na proveta que contém o conteúdo filtrado. Após isso, transferir cuidadosamente o papel filtro com o resíduo da mistura para um vidro de relógio de massa conhecida. Determiná-lo “Resíduo 1”.
Secar o papel de filtro e resíduo na estufa a 105 ºC por 30 minutos e, depois de seco, esfriar em dessecador e determinar a massa do vidro de relógio e seu conteúdo. Calcular, então, a massa do resíduo 1, subtraindo da massa final (vidro de relógio+mistura+papel filtro) a massa inicial (papel filtro+vidro