Relação entre conteúdo e metodologia do ensino de História: uma clássica questão em um novo tempo
SILVEIRA, Rosa Maria Godoy. Relação entre conteúdo e metodologia do ensino de
História: uma clássica questão em um novo tempo. Saeculum – Revista de História, João Pessoa, n. 6-7, p. 59-70, 2000-2001.
2. Resumo
Tendo como foco principal a analise das metodologias voltadas para o ensino de História e sua articulação com as escolhas dos conteúdos escolares de historia na educação brasileira, o artigo discute a questão do que ensinar, para que ensinar em História, bem como a preparação do cidadão, profissional de História, para o mercado de trabalho tendo como base os Parâmetros Curriculares Nacionais.
3. Texto da Resenha
A Autora procura demonstrará no Artigo, que para o ensino de história é necessário discutir a relação entre conteúdo e metodologia a ser ensinado. Como a educação brasileira ainda esta sendo tratada de forma verticalizada com conteúdo prontos emanados do governo estando intrinsecamente ligada a cultura de imitação. Contextualizado que a inserção da disciplina escolar História no currículo oficial das escolas mantém o estabelecimento curricular dessa disciplina, caracterizada pela reprodução de práticas pedagógicas construídas a partir do livro didático, de forma acrítica, em que o recorte temporal aplicado está diretamente ligado ao modelo e à visão eurocêntrica nas ciências Sociais – modelo este que apresenta suas fragilidades e a incompatibilidade com a complexa dinâmica social do tempo presente.
No texto a autora descreve como a burocracia imposta pelos atos governamentais atrapalham o desenvolvimento educacional de uma sociedade, sendo portando, necessário refletir sobre o conteúdo de História e para que ensiná-lo?
Descrevendo as finalidades do processo educativo, temos a forma contraditória da maneira oficial de tratar a questão quando estes apregoam