relação de trabalho
CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE
DEPARTAMENTO DE ENFERMAGEM
ADMINISTRAÇÃO APLICADA A ENFERMAGEM
RELAÇÕES DE TRABALHO
ARACAJU/SE
2013
RELAÇÕES DE TRABALHO
Trabalho apresentado no curso de Enfermagem da Universidade Federal de Sergipe, como um dos pré- requisitos para obtenção da nota parcial da disciplina Administração Aplicada a Enfermagem.
Docente:
ARACAJU/SE
2013
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO
2. RELAÇÕES INTERPESSOAIS
A relação interpessoal é a interação de duas ou mais pessoas em grupos sociais, essa interação é realizada através da comunicação que pode ser de forma verbal ou não verbal. Mas para estreitar uma boa relação entre um grupo ou pessoa se faz necessário o autoconhecimento, dessa forma se tornaria fácil conduzir uma relação saudável e assim reconhecer o outro.
O relacionamento interpessoal nas organizações de trabalho vem sendo bastante discutindo, visto que muitas empresas buscam a harmonia no trabalho, almejando assim a produtividade. Por se tratar de várias pessoas num mesmo local, tornasse complexa essa relação, já que temos gostos diferentes, opiniões, emoções e maneiras diferentes de agir em determinadas situações. De acordo com (Morais, 2007), citado por Moscovici (1998, p. 35) o relacionamento interpessoal pode tornar-se harmonioso e prazeroso, permitindo trabalho cooperativo, com integração de esforços, ou então tende a tornar-se muito tenso, levando a desintegração do desempenho grupal.
No ambiente de trabalho são desenvolvidas algumas competências técnicas, através de cursos, palestras e eventos onde o profissional aumenta seus conhecimentos e cresce profissionalmente. Mas além da competência técnica existe a competência interpessoal que torna um fator essencial no ambiente de trabalho, a sua capacidade de interagir socialmente numa