Relação de Trabalho
MANAUS/AM
SET/ 2013
INTRODUÇÃO
Sabemos que as relações de trabalho existem há muito tempo desde o início do mundo tendo iniciado com o conceito familiar de sobrevivência, depois passou a ser visado por meio da escravidão de muitos povos e a história teve sequência com a servidão, corporações de ofício, revolução francesa, liberalismo até chegarmos à época da revolução industrial, que deu início aos direitos do trabalhador, ou seja, luta da classe trabalhadora por melhores condições de trabalho e proteção ao trabalho do menor e das mulheres. Transformação do trabalho em emprego.
Com o passar dos anos e as constantes mudanças que levaram à organização social, o trabalhador deixou de ser individual e passou a ser visto como coletivo, o que tornou mais evidentes as “questões operárias”. Essa necessidade deu origem a mais uma especialidade na ciência do Direito: o Direito no Trabalho.
Realizando pesquisas bibliográficas e buscando demonstrar uma Evolução Histórica do Direito do Trabalho elaboramos esse trabalho onde foram relacionados os principais acontecimentos históricos que influenciaram a criação das Leis trabalhista no Brasil e no mundo, desde os tempos primitivos até a Revolução Industrial, para entender a necessidade e a importância do Direito do Trabalho, que é historicamente recente.
EVOLUÇÃO HISTÓRICA DO DIREITO DO TRABALHO
Renascimento – Séculos XIV a XVII
O período do Renascimento (séculos XIV a XVII) proporcionou grandes transformações para a sociedade na organização social do continente europeu, devido aos grandes descobrimentos marítimos, as invenções, a expansão das atividades comerciais e as novas concepções filosóficas. O capitalismo, que busca o acúmulo e ampliação contínua de bens materiais, expandiu o comércio. E, os que obtinham a riqueza com o comércio tinham domínio e influência do poder político.
O desenvolvimento comercial e cientifico: ano de 1733