RECLUS
Cientista geógrafo, militante libertário, filósofo da educação. Élisée Reclus foi uma das grandes mentes do século XIX e um dos maiores teóricos da geopolítica mundial, além de fundador, junto a Piotr Kropotkin, da moderna geografia social.
ÉLISÉE RECLUS: EDUCAÇÃO E NATUREZA
Nascido em Sainte-Foy-la-Grande, França, em 15 de março de 1830, Reclus teve sua juventude marcada profundamente por dois acontecimentos essenciais: a progressiva perda da fé cristã e a aproximação impetuosa das ideias anarquistas. Seu pai, um pastor protestante, profundamente religioso, marcou a formação inicial de Élisée e seus irmãos. A vida familiar é marcada por um severo calvinismo, e Reclus cresce nesse ambiente rigoroso, mas autêntico, impregnado de forte dever moral e de uma elevada ética de vida.
Ele jamais chegaria a interiorizar a fé de seu pai. Muito cedo compreende a contradição de uma doutrina que prega o amor pelo próximo mas ao mesmo tempo propõe a igualdade somente em relação a Deus.
Essa contradição parece-lhe ainda mais evidente quando é enviado pelo pai à Alemanha, em um instituto dos "Irmãos Morávios", aos 10 anos de idade e junto de seu irmão Élie. No instituto, a formação era voltada à obediência, à submissão, à vida metódica e às mentiras convencionais, e, de modo particular, o diretor, pessoa de pouco caráter, costumava adular os jovens ricos e zombar daqueles que (na mesma situação de Reclus) eram pobres. Aos 18 anos, Élisée e seu irmão inscrevem-se na faculdade de teologia de Montauban. Durante a juventude, os irmãos compartilham muitas experiências significativas de vida, conhecendo de maneira direta os atos mais injustos da sociedade burguesa, a desigualdade social e os elementos de autoritarismo. A vida no instituto e os acontecimentos que abalam a Europa moldam os caracteres dos irmãos, levando-os a abandonar a faculdade um ano depois, seguindo em viagem pelo Mediterrâneo. Élisée então encontra