Élisée Reclus
Mesmo assim, a sua enciclopédia La terre foi uma das obras mais difundidas no ensino acadêmico em razão de sua volumosa abrangência, sendo adotada por inúmeros professores universitários até a década de 1900, quando foi perdendo importância em virtude do lançamento da obra Tratado de Geografia Física, de Emanuel de Martonne.
Em seus trabalhos, baseava-se no método descritivo, procurando não fazer nenhum tipo de oposição dascaracterísticas físicas e naturais com as humanas e sociais, o que diferia o seu pensamento de praticamente todos os geógrafos de sua época. Foi Preso e logo Banido da França por combater o governo em 1871 e pos contrario as idéias deterministas de Ratzel e ao possibilismo de Vidal de La Blache, construindo dessa forma uma terceira via ao lado do companheiro Pietr Kropotkin, tendo uma Geografia libertária comprometida com a luta de classes a concentração de renda, a luta pela terra e a expansão colonial, sendo um ferrenho crítico dessa prática, o único entre os geógrafos. e preocupada com a desigual distribuição econômica
“Mas, a reivindicação de todos os bens usurpados à comunidade, isto é, a expropriação, só o comunismo anárquico a pode realizar. E para isso teremos que destruir o governo, rasgar as leis, repudiar a sua moral, desobedecer à autoridade[...]” Élisée Reclus, prefácio de a conquista do pão. Ele escreveu obras volumosas e atuou até o fim da vida em 1905 em dois campos que para ele se completavam: o movimento anarquista e o meio cientifico.
Referencias http://enhpgii.files.wordpress.com/2009/10/pedro-nascimento-gomes.pdf Acesso em :