O que é a Arte
O que é a Arte?
A palavra arte provem do termo latim ars que considera a procura do belo. No entanto a arte (contemporânea) não lida apenas com o belo, e lida também com o feio. O belo e o feio opõem-se em termos morais e dai se deve a dificuldade de criar uma definição para arte.
Vários filósofos da antiguidade defendiam ideias diferentes, e até com sentidos contrários ou opostos, na tentativa de definir arte.
Platão defendia que a arte promovia o engano e a ilusão, bem como desviava de um caminho reto paixões que pudessem ser estimuladas das ideias e da virtude, assim, na sua “cidade perfeita” não existiriam quaisquer artistas.
Por outro lado, Aristóteles sustentava a ideia de que a arte é a ilusão da verdade, tanto em termos de conhecimento como em termos morais, apesar de considerar a arte como imitação, considerava também que essa imitação podia representar algo que ainda não tem realidade mas pode vir a ter. Para Aristóteles, a arte tem um sentido purificador e uma invenção do real.
Se para Aristóteles a arte traduz uma ideia de verdade, essa ideia só pode ser autêntica se entendermos o seu fim?
A arte contemporânea supera essa necessidade, visto que não estabelece qualquer compromisso com a imitação da realidade.
Assim, podemos concluir que na arte, nem a verdade nem a técnica são tudo, porque antes de ser produzida, a arte é uma forma de encontrar uma verdade, a verdade do artista.
Definição de arte segundo a Nova Enciclopédia Larousse
O sentido da palavra arte, assim como das atividades a ela ligadas, variou muito deste o início da Idade Média. Esta tinha herdado da Antiguidade a noção de artes liberais, atividades intelectuais opostas àquelas em que intervinham a mão e os materiais. Mesmo considerando os “ofícios” (mestres) como inferiores, reconheceu-se que existia uma arte (conjunto de meios adequados) para melhor exercê-los. Por outro lado, alguns desses ofícios, que exigiam especulação, formaram, no século