Reclus
CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS
CURSO: LICENCIATIRA EM GEOGRAFIA
DISCIPLINA: GEOGRAFIA POLITICA
PROFESSOR: HELIO RODRIGUES
RESENHA:
ÉLISÉE RECLUS
ANA ÉRIKA DO NASCIMENTO PINTO
Sobral – CE
Janeiro – 2014
Elisée Reclus
Nascido em sainte- foy la grande, região da Aquitânia, em 15 de março de 1830 é o segundo filho de um pastor protestante vivendo em pleno século XIX influenciado pelos acontecimentos que envolvia seu continente de origem onde posteriormente influenciou o cientista e cidadão que naquele momento começaria a trilhar sua história como escritor, Geografo e Anarquista e contribuição para a geografia politica.
Vindo de uma cultura protestante foi influenciado por seu pai que o encaminhou para a Rússia onde começou a estudar e logo depois para um colégio protestante Frances que logo fora afastado por motivos políticos. Com o passar dos anos completou seus estudos na universidade de Berlim, fora aluno e discípulo Karl Ritter Scmidt onde recebeu de geografos uma enorme influencia no seu pensamento critico e sobre a politica que o cercava.
A partir dos anos de 1851 a 1857 viveu exilado da França, fugindo das perseguições politicas, por parte do golpe aplicado por Luís Bonaparte III em dezembro de 1851 para se tornar o monarca e derrubar a republica, busca então inicialmente instalar-se em Londres, depois para Irlanda, que permanece pouco tempo. Logo em seguida viaja para América indo ate os Estados Unidos, Lousiana, Chicago, Cuba e fez uma tentativa frustrada de implantar uma Colônia agrícola na Colômbia. Durante sua passagem no continente Americano Reclus empenhou-se em descrever as paisagem e tipos humanos, que posteriormente estes relatos iriam ser usado para compor suas obras. Um fato que despertou horror foi o fato de haver em Louisiana mercado de escravos que movimentava um grande capital.
Em 1872 teve participação ativa na comuna de Paris, onde por contar de seus