Enfermagem e grupos operativos institucionais
Elliott Jaques – 1976;
Existem dois tipos de organizações sociais:
as com requisitos e as paranoigênicas;
O
modelo que as organizações paranoigênicas seguem forçam interações sociais em um molde que exige formas de comportamento como inveja, rivalidade hostil, suspeita e ansiedade.
Exemplo da paranoigenia
O diretor de uma instituição educacional
criticou incisivamente um dos seus professores. O diretor, cujo estilo agressivo era conhecido e temido, prosseguiu assim por 20 minutos, enquanto os outros professores mais antigos ficavam calados.
Ao final da reunião, alguns dos presentes aproximaram-se da pessoa que fora atacada para expressar-lhe, em caráter particular, sua solidariedade, bem
Como transmitir-lhe sua opinião de que
o ataque fora injusto. Entre eles havia vários que eram notórios por sua atitude subserviente e até mesmo bajuladora para com o diretor.
Sintomas
Sob
condições de regressão paranoigênica em uma organização sem requisitos, a extremidade psicopática do espectro caracteriza-se por membros que manifestam comportamentos patentemente enganadores, desonestos e anti-sociais não evidenciados em suas vidas cotidianas;
Extremidade depressiva.
Etiologia
1-
Colapso dos sistemas de tarefa das organizações devido a um mau planejamento;
2- A interação entre os grupos existentes na empresa ocorre de maneira ruim;
3- Liderança organizacional falha em que mesmo a realidade externa fomentando o bom funcionamento da instituição sem um bom líder as coisas não acontecem da melhor forma; 4- Recursos escassos.
Política
Quando a ação política que influencia
na tomada de decisões em uma empresa é tangencial aos seus objetivos ou não se relaciona com eles, isso contribui não só para distorções no funcionamento da empresa como também no aumento da paranoigenia.
Estrutura Falha
A escassez de recursos e politização