10 Aula ENFERMAGEM EM SA DE MENTAL 2014 2
EM
• A saúde mental (ou sanidade mental) é um termo usado para descrever um nível de qualidade de vida cognitiva ou emocional ou a ausência de uma doença mental. Na perspectiva da psicologia positiva ou do holismo, a saúde mental pode incluir a capacidade de um indivíduo de apreciar a vida e procurar um equilíbrio entre as atividades e os esforços para atingir a resiliência psicologica.
A Organização Mundial de Saude afirma que não existe definição "oficial" de saúde mental. Diferenças culturais, julgamentos subjectivos, e teorias relacionadas concorrentes afectam o modo como a "saúde mental" é definida. A Política Nacional de Saúde Mental, apoiada na lei
10.216/01,busca consolidar um modelo de atenção à saúde mental aberto e de base comunitária. Isso é, que garanta a livre circulação das pessoas com transtornos mentais pelos serviços, comunidade e cidade, e oferece cuidados com base nos recursos que a comunidade oferece. • Esse modelo conta com uma rede de serviços e equipamentos variados tais como:
• Centros de Atenção Psicossocial (CAPS),
• Serviços Residenciais Terapêuticos (SRT),
• Centros de Convivência e Cultura
• leitos de atenção integral (em hospitais gerais, nos CAPS
III).
• O programa de Volta para Casa que oferece bolsas para egressos de longas internações em hospitais psiquiátricos, também faz parte dessa Política.
REFORMA PSIQUIATRICA
Breve Histórico - A internação de pessoas portadoras de transtornos mentais no Brasil remonta à metade do século
XIX. Desde então, atenção aos portadores de transtornos mentais foi
sinônimo
de
internação
em
hospitais
psiquiátricos especializados. A oferta desse atendimento hospitalar concentrou-se
nos
centros
de
maior
desenvolvimento econômico do país e deixou vastas regiões carentes de qualquer recurso de assistência em saúde mental.
A partir dos anos 70, iniciam-se experiências de transformação da assistência, pautadas no começo pela reforma intramuros
das
instituições