INTERFACES NO PROCESSO CONSTRUCAO DA AUTONOMIA NA COMUNIDE MARIA DE NAZARÉ JOÃO PESSOA – PARAÍBA

3391 palavras 14 páginas
INTERFACES NO PROCESSO CONSTRUCAO DA AUTONOMIA NA COMUNIDE MARIA DE NAZARÉ JOÃO PESSOA – PARAÍBA
Tatiana Maia Tavares1
Julyana de Lira Fernandes2
RESUMO
O presente trabalho foi realizado a partir do projeto de Extensão Popular da UFPB (Universidade Federal da Paraíba) o PEPASF (Educação Popular e a Atenção a Saúde da Família) vinculado ao Centro de Ciências da Saúde. Tal projeto desenvolvido na comunidade Maria de Nazaré situado no bairro dos Funcionários III na cidade de João Pessoa – Paraíba. As ações são desenvolvidas a partir de uma proposta interdisciplinar com foco na pratica de Educação Popular.
O PEPASF teve início em setembro de 1997, sob a orientação do professor Eymard Mourão Vasconcelos, do Departamento de Promoção à Saúde da Universidade Federal da Paraíba, através da iniciativa de disciplinas do curso de Medicina.
Atua dentro de uma perspectiva interdisciplinar na Comunidade Maria de Nazaré. É desenvolvido por estudantes, professores e profissionais graduados, das mais diversas áreas de conhecimento, atrelados a universidades privadas e públicas do referido município. Sendo este organizado fundamentalmente por quatro atuações: vivências domiciliares.
O estudo foi realizado por meio de discussões e debates nas reuniões realizadas por docentes e discentes engajados no Projeto. Estudo de artigos científicos e livros focado na prática da Educação Popular e Educação Popular em Saúde, o que veio a acrescentar no melhor entendimento do que esta prática vem significando para a formação acadêmica destes extensionistas. Aprofundamos o estudo a partir de anotações no Diário de Campo, de acordo com o contato direto com a comunidade e com estudantes do Projeto.
Palavras-Chave: PEPASF: Educação Popular; Extensão Popular.

INTRODUÇÃO
O processo de construção de um saber, somado a uma teoria, deu origem a uma construção coletiva buscando uma transformação da sociedade com objetivo de superar a pobreza e a opressão, consolidada historicamente pelo

Relacionados