Relação com Investidores
Turma: 148 001 2 1B 11 - Pós Graduação em Pedagogia Empresarial
Disciplina: Comunicação Empresarial
Professor: Ms. Flavio Galio Araujo Dutra
Setembro de 2013 Sumário
1.
Introdução
3
2.
Visão geral das Relações com Investidores (RI)
4
3.
Elementos, estrutura e benefícios de um programa de RI
4
4.
A função de RI para agregar valor
7
5.
Tipos de investidores
7
6.
O profissional de RI
8
7.
Linha do tempo e evolução das RI
12
8.
Divulgação de informações
14
9.
Conclusão
16
Referências bibliográficas
17
1. Introdução
O presente estudo mostra o cenário atual do tema que se refere às relações entre as empresas de capital aberto e seus investidores. Trata da função das Relações com Investidores em um programa de Comunicação Empresarial, como funciona a sua estrutura e como suas funções se ajustam em uma organização.
As relações entre as empresas capitalistas com ações negociadas em bolsas de valores e investidores têm atualmente grande destaque e importância no cenário econômico brasileiro.
O processo de globalização que acentuou a competitividade entre os países contribuiu para que empresas nacionais colocassem seus títulos no mercado externo de forma a captarem recursos de baixo custo para seu desenvolvimento.
Diante do exposto, as empresas de capital aberto imprimem esforços para atrair e reter acionistas e, neste sentido, devem comunicar regularmente os seus resultados e a evolução destes ao seu público estratégico.
Informar sobre resultados e lucros são atividades primordiais da área de Relações com Investidores, mas são necessários mais que relatórios anuais para que o investidor possa melhor conhecer as empresas e tomar decisões acerca de investimentos e sintam-se atraídos por uma determinada empresa. Segundo Treiger (2009), em um programa de Comunicação Empresarial, as relações com