Mercado de capitais
Este trabalho apresenta uma análise do perfil de um investidor relatando que as decisões financeiras não são tomadas com uma total certeza, pelo fato dessas decisões estarem voltadas para o futuro. O conceito de riscos pode ser entendido de diversas maneiras dependendo do contexto que a pessoa esta avaliando.
Palavras-chaves: Investidor, Risco, Retorno
Introdução
Para definir o seu perfil de investidor o mais importante é considerar sua tolerância ao risco. Existem pessoas que estão dispostas a tomar riscos do que outras e portanto, tendem a aguentar melhor as flutuações do mercado.
Existem três perfis básicos de investidores, os Conservadores possui uma grande aversão a riscos. É claro que ele quer ganhar algum dinheiro, mas o seu foco, na verdade, é não perdê-lo. Como um pai de família com obrigações que o obrigam a não arriscar as suas reservas financeiras. Ou uma pessoa que está interessada em adquirir algum bem ou serviço no curto prazo e, por isso, não quer arriscar seus recursos. Geralmente, o investidor conservador prefere aplicar na caderneta de poupança, investir em papéis e fundos de investimento de renda fixa, certificados de depósito bancário e outras formas que garantem menor risco. Existem também os Moderados reserva-se àqueles capazes de assumir algum risco em busca de alcançar resultados melhores. Um investidor moderado não está disposto a assumir altos riscos, mas compreende que precisa correr algum risco se quiser que um aumento mais rápido de capital. As pessoas com tal perfil investem tanto em papéis e fundos de investimento de renda fixa como em ações e outras aplicações mais arriscadas, e o investidor Agressivo que é capaz de arriscar-se bem mais, isto é, possui uma tolerância a riscos muito mais alta, em busca de conseguir ganhar mais dinheiro em menos tempo. Os investidores agressivos são os verdadeiros jogadores, assumindo muitas vezes riscos que poderiam deixar investidores conservadores ou