A importância da relação com investidores e da abertura de capital para as empresas brasileiras
A evolução da área de Relações com Investidores (RI) acompanha a crescente relevância que o mercado de capitais tem exercido na agenda econômica do País. Cabe ao profissional de RI atuar simultaneamente em dois sentidos: levando informações da companhia para seus públicos estratégicos e trazendo para a empresa o necessário retorno que irá mostrar as demandas e necessidades desses públicos.
Sua eficácia depende da criação e empregação da cultura da empresa junto ao publico interno de modo geral desde o Administrador ate o cliente/fornecedor.
Determinar objetivos estratégicos e, com base nesse planejamento, estabelecer o tamanho e o status da área de RI dentro da companhia são os passos necessários para as empresas que chegam ao mercado. Para as que já estão presentes, a reavaliação constante de metas e resultados de RI é vital, até porque um programa bem desenhado no passado pode ficar defasado diante das novas realidades do mercado, das eventuais alterações na forma de inserção da companhia junto à comunidade de investidores, do incessante crescimento dos recursos tecnológicos e conhecimento humano que surgem a cada ano.
Assim como em outras áreas estratégicas dentro da empresa, a atualização e o aprimoramento em RI podem significar um diferencial de qualidade para a reputação corporativa da companhia aberta. Isso contribui para que o programa de RI possa esclarecer os eventuais “ruídos” de comunicação entre a organização e seus diversos públicos.
Referencias:
http://www.capitalaberto.com/ler_artigo.php?pag=2&sec=43&i=331