A importância da relação com investidores e da abertura de capital para as empresas brasileiras
A Relação com Investidores é uma atividade que busca aproximar a relação entre empresas e os seus investidores. Está aproximação, é uma função estratégica que combina comunicação corporativa, finanças e marketing dentro das empresas. O primeiro cargo de Relação com Investidores do Brasil foi em 1992, porém o grande destaque da profissão foi em 2001, quando as grandes empresas brasileiras abriram seus capitais na Bolsa de Valores.
O profissional de Relação com Investidores que é conhecido como RI, fornece ao mercado financeiro dados sobre o desempenho da empresa que foi contratado, assim faz com que a empresa participe mais ativamente da elaboração de preço de suas ações, e isto pode gerar liquidez e redução de custos de capital. Embora o mercado de capitais tenha melhorado no Brasil, ainda é uma cultura nova, e por isso existe uma grande dificuldade para encontrar profissionais de Relação com Investidores, e por isso ainda há muitas empresas que devem abrir seus capitais em breve.
O RI, tem em seu poder, gerar futuros negócios para a empresa e também é o responsável por informar e explicar os resultados e variações da empresa em que trabalha.
Antes do grande destaque da abertura de capitais, as relações com o mercado eram feitas normalmente pelos próprios presidentes, vice-presidentes ou diretores financeiros das companhias. Porém, com a globalização, a demanda por informações aumentou em escalas antes sem precedentes, criando a necessidade da instituição de um cargo voltado a atender somente essa demanda. Apesar dessa Importância, ainda não existe no Brasil uma formação ou graduação específica em Relações com Investidores. Existe muitos advogados, jornalistas e administradores ocupando esses cargos, para isso, eles devem ter conhecimentos em finanças, a legislação do mercado de capitais, marketing. Isto tudo para que as informações cheguem corretamente nos