A Importância da Relação com Investidor e da Abertura de Capital Aberto para empresas brasileiras.
Hoje em dia, não basta somente abrir o capital e arrecadar recursos para suas atividades. Uma Companhia tem e deve manter o mercado de capitais informado sobre suas atividades., seja por meio de relatórios trimestrais de desempenho econômico financeiro , ou web sites de relações com investidores, teleconferências e reuniões publicas com agentes de mercado dentre outras. Tem como tarefa principal apresentada pela área de “Relações com Investidores” está relacionada à disserminação da cultura da Companhia em que trabalha. Ela direciona o comportamento de todos no que diz respeito ao ambiente corporativo, ajudando a fixar os conceitos da empresa ética e transparente. Isto contribui para aprimorar o relacionamento da empresa com a comunidade de investidores, analistas de investimentos, e com a sociedade como um todo, fortalecendo uma reputação saudável entre as públicas estratégicas. Dentre as atribuições básicas dos agentes, as principais são:
- A atuação como porta-voz da companhia com o mercado, e com a imprensa econômica;
-Relacionamento com os órgãos reguladores, entidades e instituições de mercado, bolsas de valores e mercado de balcão;
-Ampliação da base acionária;
-Avaliação das respostas de mercado e reflexão internas com outras áreas da empresa;
-Desenvolvimento da cultura da companhia aberta, junto ao público interno;
-Reuniões públicas e individuais com analistas de investimentos, acionistas e investidores potenciais. Por isso o exercício constante da comunicação, é de extrema importância a todos que desejam ingressar na área e serem reconhecidos pelo mercado de capitais.
Com o processo de globalização que resulta em intenso intercâmbio entre os países, cada vez mais o mercado acionário ,vem adquirindo uma crescente importância no cenário financeiro internacional. Porque proporciona crédito para as empresas com o capital