Relação Brasil e ONU
Relação diplomática entre a República Federativa do Brasil e a República do Haiti. Os dois países mantêm relações bem próximas, devido à atuação das Forças Armadas do Brasil na Missão das Nações Unidas para a estabilização no Haiti desde 2004, e também a ajuda humanitária após o terremoto que abalou o Haiti em 2010.
O gasto brasileiro no Haiti chega a R$ 1,9 bi desde abril de 2004. O Exército que conta com um contingente de 1.910 homens das Forças Armadas na Missão das Nações Unidas para a Estabilização do Haiti.
Avaliar qual será o real ganho do Brasil com a atuação no Haiti, já que é o Brasil quem lidera as ações no país caribenho.
Já que o lugar no conselheiro de segurança da ONU vai ficar apenas na promessa, o que o Brasil tem a ganhar liderando as ações no Haiti, é apenas pra se posicionar como um protagonista internacional?
Pretende-se dividir o trabalho em duas partes; primeiramente argumentar a atuação do Brasil em missões de paz pela ONU ao longo da historia, e a segunda, o assento na cadeira da ONU é algo concreto ou apenas promessa.
UNISUL
UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA
Campus Florianópolis - Trajano, SC.
Curso de Relações Internacionais
Disciplina: Diplomacia e política externa brasileira – 4ª fase 2013_1
Professor: Márcio Roberto Voigt
Aluno: Felipe Marcelo de Campos
Historia da atuação Brasileira em missões de paz da ONU.
O conselho de Segurança da ocupa papel central no estabelecimento e condução das missões, só ele pode conferir legitimidade às ações no campo da paz e da segurança internacional. O engajamento brasileiro na reforma do órgão e a busca de um assento permanente em eventual configuração expandida dão testemunho da importância atribuída pelo Brasil ao CSONU como peça central da política global. O órgão tem as missões de paz como seu principal instrumento de atuação direta nas crises e conflitos internacionais, o que sugere que a