Relaçoes etnicas
A contribuição da educação física na educação das relações étnico-raciais: uma leitura de projetos escolares
Thais Aparecida da Silva
Belo Horizonte 2009
Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional – EEFFTO
A contribuição da educação física na educação das relações étnico-raciais: uma leitura de projetos escolares
Monografia desenvolvida como Trabalho de Conclusão do Curso de Educação Física / Licenciatura Orientador: Gustavo Côrtes
Thais Aparecida da Silva
Belo Horizonte 2009
2
Agradeço aos professores da Rede Municipal de Belo Horizonte que contribuíram para a realização deste trabalho: Cláudio Lima, Luciano Coelho, Maria de Fátima Castro e Marly Rezende. Agradeço também ao professor Gustavo Côrtes, pelo auxílio, paciência e compreensão durante o período de orientação.
3
RESUMO O presente estudo teve como objetivo fazer um breve levantamento sobre como o estudo e o ensino de cultura e história africana e afro-brasileira são tratados pelos profissionais da área de educação em projetos escolares e como os conteúdos e práticas da educação física são utilizadas para a efetiva inserção da temática no ambiente escolar. Considerando que a lei 10.639/03 (que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática história e cultura afro-brasileira) traz em sua redação que tal temática devem ser trabalhados em especial nas áreas de educação artística, literatura e história brasileiras, proponho me a verificar que a educação física escolar em suas práticas e dentro de sua especificidade, pode contribuir para a educação das relações étnico-raciais. Palavras-chave: Educação, projetos, relações étnico-raciais, educação física.
4
SUMÁRIO
A Lei 10.639/03 e as relações raciais