Resenha sobre relações étnicas
FUNDAÇÃO EDUCACIONAL ROSEMAR PIMENTEL
RESENHA DO TEXTO: RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NO BRASIL
Francis Bevilacqua Lima
Volta Redonda, 2012
CENTRO UNIVERSITÁRIO GERALDO DI BIASE
FUNDAÇÃO EDUCACIONAL ROSEMAR PIMENTEL
RESENHA DO TEXTO: RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NO BRASIL
Trabalho da disciplina de Apta III, elaborado pelo aluno Francis Bevilacqua Lima, do 3º Período do curso de Direito, como requisito para obtenção de ponto para a Nota I, do primeiro bimestre, sob a responsabilidade da professora Regina Coeli.
Volta Redonda, 2012
As relações étnico-raciais no Brasil, sempre foram fomentadas por discriminação, racismo e preconceito, fazendo parte do cotidiano da vida dos brasileiros, em especial para os afrodescendentes.
A colonização brasileira é marcada por concepções racistas de superioridade e inferioridade. Nos mais de 500 anos de existência de nosso país, esse cenário pouco ou quase nada se alterou. Conforme podemos confirmar ao verificarmos que no Decreto nº 1.331 de 1854, já se legitimava a não admissão de escravos nas escolas públicas, reforçando tal pensamento e aumentando a segregação, temos em 1878, ou Decreto de nº 7.031-A, determinando que os negros só pudessem estudar a noite, sendo esta, mais uma prova dessa desigualdade no tratamento com os negros.
Na história da humanidade, a desqualificação de um em favor da afirmação de outro, sempre este presente nas relações étnico-raciais, como Borges (2002) afirma, ainda na Antiguidade Heródoto (século V a.C.) escrevia textos sobre os não-gregos, chamando-os de bárbaros, baseando essa denominação na superioridade dos gregos e na inferioridade dos estrangeiros, determinando a superioridade de sua