Grande são pedro
ESPÍRITO SANTO
Projeto São Pedro de Vitória
Grazia di Grazia*
Introdução
A cidade de Vitória, segundo os dados do Censo de 1991, possui uma população de 258.777 habitantes e apresenta um crescimento de 2%, menor que os da região metropolitana e do estado. É uma cidade com índices significativos de segregação e de desemprego, que se refletem de forma mais grave nas regiões mais pobres, como nos 70 mil moradores dos morros e 45 mil da grande região de São Pedro , onde a renda mediana é de 1,25 salário mínimo.
Histórico
No final da década de 70, houve intensa migração para Vitória. Milhares de pessoas sedentas por trabalho e moradia ocuparam o manguezal da baía Noroeste de
Vitória, transformando uma pequena vila de pescadores em uma região chamada São
Pedro, onde atualmente habitam 15 mil famílias. A ocupação foi acontecendo de forma desordenada; porém, as dificuldades e carências encontradas foram estimulando a organização e a mobilização da população na luta por melhores condições de vida e, aos poucos, essa comunidade foi-se tornando exemplo para os movimentos sociais da região. O lixo do conjunto da cidade tornou-se necessário para aterrar o mangue e, por outro lado, transformou-se num instrumento fundamental que possibilitava o “ganhapão” da grande maioria dos ocupantes do mangue. Uma cooperativa dos catadores de
*
Mestra em planejamento urbano e assessora do Núcleo de Cidadania, Políticas Públicas e Gestão Urb ana da
Federação de Órgãos para Assistência Social e Educacional (Fase).
2 lixo foi organizada com sucesso, porém as condições de vida de centenas de pessoas vivendo no lixo foi-se tornando objeto de denúncia e de pressão junto às autoridades.
Os prefeitos que governaram a cidade no fim dos anos 70 e nos anos 80 sempre responderam de forma clientelista e pontual, por um lado, e, por outro, pela repressão policial, sem que fossem gestadas políticas para aquela realidade de deg radação humana e ambiental.