As relações étnicas
UNIVERSIDADE AHANGUERA UNIDERP
CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS
AS RELAÇOES ÉTNICAS - RACIAIS
MIRANDA - MS
OUTUBRO/2012
Me. SILVINO ARÉCO
AS RELAÇÕES ÉTNICAS – RACIAIS
A sociedade brasileira é constituída por diferentes grupos étnico-raciais que a caracterizam, em termos culturais, como uma das mais ricas do mundo. Entretanto, sua história é marcada por desigualdades e discriminações, especificamente contra negros e indígenas, impedindo, desta forma, seu pleno
Nas perspectivas de buscar e desconstrução dos preconceitos e discriminações raciais na educação, e na sociedade brasileira foi promulgada a Lei no 10.639/03 com o objetivo de nos libertarmos dos paradigmas de silenciamento diante das posturas, atitudes e concepções preconceituosas e racistas.
Geralmente usamos o termo etnia para referirmos á grupos indígenas ou de nativos. A etnia representa a consciência de um grupo de pessoas que se diferencia dos outros, diferenciação essa que ocorre em função de aspectos culturais, históricos, linguísticos, raciais e religiosos.
Raça e Etnia
A discussão em torno do tema raça e etnia é uma dos debates mais constantes na sociedade contemporânea, seja por causa da exclusão social, ou por causa das guerras entre os povos.
Quando se fala em raça refere-se à questão de cor de pele, tipo de cabelo, conformação facial e cranial, ancestralidade e genética, ou seja, as diferenças fenotípicas, do qual estão relacionadas com o âmbito biológico, as diferenças de características físicas que fazem daquele grupo social um grupo particular.
Enquanto Etnia está relacionada ao âmbito da cultura, os modos de viver, costumes, afinidades