Relatório reatividade dos metais
Reatividade dos metais e reações químicas.
2 OBJETIVOS
O objetivo da primeira parte é observar a corrosão de diferentes metais no meio ácido e o da segunda é observar a alteração na massa após a combustão da palha de aço.
3 RESUMO
No primeiro procedimento observamos a corrosão de diferentes metais no meio ácido. O procedimento consistiu em enumerar os tubos de 1 a 6. Em cada tubo de ensaio foi colocado um dos metais disponibilizados: magnésio, cobre, zinco, estanho, alumínio e palha de aço. Cada metal sofreu uma ação diferente da solução de ácido clorídrico, adicionado aos tubos de ensaio. No segundo procedimento observamos a alteração da massa após a combustão da palha de aço. Aproximadamente em 1 grama de palha de aço, pesada e acomodada em um cadinho, foi ateado fogo, com ventilação para que o sistema atingisse a total combustão, depois a da reação o sistema foi pesado novamente e anotado a variação de massa.
4 INTRODUÇÃO
Reações químicas são fenômenos, transformações que modificam a composição química das substâncias. As reações são evidenciadas através de sinais como aquecimento, formação de precipitado, liberação de gases, etc. Existem fatores que influenciam na velocidade das reações como: natureza dos reagentes, concentração dos reagentes, temperatura, superfície de contato, presença de um catalisador, afinidade química (reatividade).
5 MATERIAIS E MÉTODOS
5.1 Materiais Utilizados
5.1.1 Primeira Parte
1) Uma estante de tubo de ensaio
2) Seis tubos de ensaio
3) 100 ml de solução HCl (6 mol/L)
4) Amostras de tamanhos similares de magnésio, cobre (fio de cobre), zinco, estanho, alumínio e palha de aço.
5.1.2 Segunda Parte
1) Balança analítica
2) Cadinho
3) Fósforo
4) Palha de aço
5.2 Procedimento Experimental
5.2.1 Primeira Parte O procedimento iniciou-se com a enumeração dos tubos de ensaio de 1 a 6. Dentro dos tubos de ensaio foi colocada uma pequena quantia de cada metal,