Relatorio Reatividade dos metais
ENGENHARIA QUÍMICA
EMANUELE DELGOBO
EMY SAKAKIBARA
FABIO MAEDA
FELIPE SILVA
REATIVIDADE DOS METAIS
DISCIPLINA: QUÍMICA GERAL E EXPERIMENTAL
PROFESSORA: SIMONE INGLEZ
PONTA GROSSA
2014
Resumo:
Durante aula prática de química experimental no dia 23 de abril de 2014, fizemos a comparação do caráter metálico e da reatividade de algumas substâncias químicas, reagindo-os com souluções de ácido clorídrico (HCl).
A reatividade metálica busca analisar a eletropositividade ou caráter metálico, que é a tendência dos elementos em ceder elétrons de sua valência. Quanto maior o átomo, maior é sua reatividade. Ao reagir os metais com a solução de HCl, observa-se quanto o metal reage, consequentemente, indicando sua eletropositividade. No experimento, foram utilizados os seguintes metais: zinco, mágnésio, ferro e cobre.
Introdução:
A reatividade química dos metais varia com a eletropositividade, logo quanto mais eletropositivo for o elemento, mais reativo será o metal. Os metais mais reativos são aqueles que possuem grande tendência de perder elétrons, logo, formam íons positivos com mais facilidade.
Por exemplo: colocando-se uma lâmina de ferro em uma solução de sulfato de cobre (II) (coloração azul), verifica-se que a lâmina de ferro fica recoberta por uma camada de metal vermelho (o cobre). Por outro lado, a solução fica amarela [solução de sulfato de ferro(II)].
Ocorre, pois, uma reação química que pode ser representada pela seguinte equação:
Fe(s) + CuSO4(aq) → FeSO4(aq) + Cu(s)
Conclui-se que o ferro é mais reativo do que o cobre, pois o desloca de seu composto.
Por meio de reações deste tipo, colocam-se os metais em ordem crescente de reatividade química.
Materiais e reagentes:
Tubos de ensaio
Zinco
Pipeta graduada
Solução aquosa de ácido clorídrico, HCl, 1mol/L
Lâmina de ferro
Solução aquosa de nitrato de prata, AgNO3, 0,01 mol/L
Lâmina de cobre
Solução aquosa de sulfato de cobre II,