relatorio reatividade de metais.
Já o teste de chama é um procedimento usado na química para identificar a presença de alguns íons metálicos, baseado no espectro de emissão característico de cada elemento. O teste é baseado no fato de que quando certa quantidade de energia (no caso da chama, energia em forma de calor) é fornecida a determinado elemento químico os elétrons da última camada dos seus átomos saltam para um nível de energia mais elevado e quando estão no estado excitado eles retornam para o estado fundamental liberando energia na forma de luz com um comprimento de onda característico, pois a quantidade de energia necessária para excitar um elétron é única para cada elemento.
2.0 Objetivo
Avaliar a reatividade dos metais frente a diferentes reagentes; Interpretar reações de deslocamento simples; escrever reações de oxido-redução; escrever a série de reatividade.
Observar também no teste de chama, a cor da chama associada à presença de elementos químicos metálicos presentes em sais e identificar elementos químicos metálicos pelo teste da chama
Materiais:
Placa de Petri
Pinsseta de agua- contendo agua destilada
Fenolftaleína (indicador básico)
Bico de Busen como fonte de chama
Substancias:
Magnésio (Mg)
Zinco (Zn)
Ferro (Fe)
Cobre (Cu)
3.0 Experimento 1 Adicionando agua destilada dentro da placa de Petri e após isto foi posto junta a agua 5 gotas de fenolftaleína e logo após sódio metálico.
Na + N2O = NaOH + H2
3.1 Experimento 2 Reação ente Cobre (Cu) e Ácido clorídrico (HCl)
O cobre ao ser colocado em contato com o ácido não se