Relatorio de reatividade dos metais
Departamento de Engenharias e Ciência da Computação
Curso de Engenharia Elétrica
Disciplina: Química Geral Experimental I
Reatividade de Metais
Acadêmicos:
Jardel Lemos Andariola
Sibele Tavares Muller
Thairone Rasia de Almeida
Professora: Ms. Juliane Froncheti de Moura
Santo Ângelo, 17 de Maio de 2014
1 – INTRODUÇÃO À REATIVIDADE DE METAIS
A reatividade química dos metais varia com a eletropositividade, logo quanto mais eletropositivo for o elemento, mais reativo será o metal. Os metais mais reativos são aqueles que possuem grande tendência de perder elétrons, logo, formam íons positivos com mais facilidade.
Os metais obedecem a uma fila de reatividade química, onde os metais menos nobres são mais reativos que os metais mais nobres. Entre os metais menos nobres incluem-se os metais alcalinos, metais alcalinos terrosos, e outros metais, já os mais nobres são os metais a direita do hidrogênio (H) na fila de reatividade, os metais nobres.
A fila de reatividade dos metais, mostrada a seguir, revela quais metais reagem mais facilmente, ou seja, quais possuem maior tendência de doar elétrons ou maior eletropositividade.
O hidrogênio não é um metal, mas ele foi incluído na fila de reatividade porque aparece em determinadas substâncias (como os ácidos) e é capaz de formar o cátion hidrogênio (H+), que, por sua vez, pode receber elétrons, formando gás hidrogênio e água.
Com o hidrogênio incluído na fila de reatividade é possível determinar a reatividade dos metais em soluções em que há íons hidrogênio.
2 – OBJETIVO
Este trabalho tem a finalidade observar a reatividade dos metais, analisando as reações, e também com base na fila de reatividade dos metais prever qual metal apresentará reação mais acelerada.
3 – INTRODUÇÕES À PRÁTICA DE REATIVIDADE DE METAIS