Apostila De Melhoramento
O melhoramento genético animal tem por finalidade aperfeiçoar a produção dos animais que apresentam interesse para o homem através de ferramentas como seleção e cruzamentos com o objetivo de selecionar genes de interesse econômico.
Sabe-se que o fenótipo de um indivíduo, ou seja, as características observáveis, é resultado da interação entre o genótipo e o meio ambiente e só será atingido um verdadeiro melhoramento genético se a nutrição e a saúde adequadas forem alcançadas.
O Triângulo da Vida de Walter expressa bem esse fator.
DEFINIÇÕES E CONCEITOS IMPORTANTES
1. Genótipo e fenótipo
O genótipo de um animal representa os genes responsáveis por uma característica em particular. O genótipo é a carga genética herdada por um animal. Fenótipo é o valor de uma característica, em outras palavras, é o que pode ser observado ou medido. Por exemplo, o fenótipo pode ser a produção de leite de uma vaca em particular, a porcentagem de gordura no leite ou o escore de conformação deste animal.
Existe uma importante diferença entre genótipo e fenótipo. O genótipo é essencialmente uma característica fixa de um organismo, fica constante durante toda a vida e não é mudado por fatores do ambiente. Neste caso, o fenótipo fornece uma boa indicação da composição genética de um indivíduo.
Porém, para algumas características, o fenótipo muda continuamente durante a vida de um indivíduo em resposta a fatores ambientais. Neste caso, o fenótipo não é um indicador confiável do genótipo. Isto normalmente ocorre quando muitos genes estão envolvidos na expressão de uma característica como, por exemplo, a produção de leite. Deste modo, a produção de leite de uma vaca é normalmente expressa da seguinte maneira:
P = G + E onde,
P = fenótipo,
G = genótipo e
E = ambiente.
2. Características qualitativas e quantitativas
As características quantitativas em bovinocultura de leite como a produção de leite, gordura e proteína, são economicamente