Brasil contextos e atualidades
1- “O tráfico negreiro trouxe lucros consideráveis para seus comerciantes, fosse o destino dos escravos a lavoura canavieira, fosse a área da mineração ou a da lavoura cafeeira. O fato incontestável é que a escravidão preponderou como forma de trabalho e marcou as relações sociais que com ela decorreram no Brasil da Colônia até o Império.
Qual a lição da escravidão? Por que se ocupar de um tema tão árduo e que preferiríamos esquecer? A escravidão foi, entre nós, a primeira forma sistemática de exclusão social, tema, hoje, tão caro a quem quer que pretenda refletir sobre qualquer contexto brasileiro um pouco mais amplo. Desenvolvemos no Brasil técnicas para conviver e tolerar a exclusão social que se perpetuam até hoje.”
Adaptado do Texto I da disciplina Brasil: contextos e atualidades, p.23 do vol. I, da Apostila do Núcleo Integrador.
De acordo com o que se pode ler no Texto 1 do vol. I da Apostila do Núcleo Integrador:
A- Descreva uma característica social, étnica ou cultural que marcou a escravidão no Brasil. (1,25)
A escravidão era considerada um meio de retirar o paganismo dos então negros e trazê-los à salvação. No entanto, deve-se ressaltar que os negros eram considerados sem alma. Devido a isso, a escravidão era muito bem aceita dentro da comunidade brasileira da época principalmente pela ética religiosa da época. Os escravos eram dominados de tal forma que lhes eram proibidos de manifestar sua religião.
B- Cite uma situação social que demonstra que ainda há reflexos da escravidão em pleno Brasil do século XXI. (1,25)
Nos dias em que existia a escravidão no Brasil, os trabalhos manuais árduos em geral eram destinados ao escravos, logo em seguida a cultura da época estipulou que esse tipo de trabalho seria considerado como “coisa de negro” (devido ao grande número de escravos negros, em sua totalidade), e assim discriminados como um trabalho além da