BRASIL CONTEXTOS E ATUALIDADES
Apresente as principais características da colonização portuguesa no Brasil
Resposta: A colonização portuguesa não foi um processo muito pacifico, foi conquistada a força com a intenção de explorar áreas nunca exploradas antes, escravizar índios e africanos para trabalhar na colheita da cana de açúcar.
Os índios foram expulsos com violência de suas terras para que os portugueses pudessem povoar os cidadãos da terra deles.
Os principais movimentos foram o Ciclo do Açúcar e Ciclo do Ouro.
Questão 2 (3,0 pts)
Relacione os aspectos coloniais do Brasil com a nossa formação multicultural.
Resposta: No incio da colonização vieram para o Brasil diversos povos, por esse motivo da nossa formação multicultural.
Já havia no Brasil costumes indígenas, depois chegaram os africanos como escravos trazidos pelos portugueses para trabalharem na lavoura de café. Com abolição da escravatura em 1888, foi incentivada a entrada de outros povos em busca de novos trabalhos. Conforme o passar de anos, as diferentes culturais se misturaram criando novos costumes e gerenciando melhorias nas nossas produções.
Questão 3 (4,0 pts)
Apresente características do Brasil atual cujas origens podem ser encontradas em seu processo de colonização. Justifique sua resposta.
Resposta: Brasil atual continua sendo um grande produtor de cana de açúcar. O álcool surgiu com a crise do petróleo na década de 1970 criando um programa pró-álcool, e o etanol surgiu como um biocombustível de extrema utilidade. O álcool e usado para abastecimento de veículos e mais produtos.
No passado através da escravidão dos negros os senhores de engenhos eram riquíssimos, pois a mão de obra barata para a comercialização da cana de açúcar que garantia o abastecimento para Europa e Outros
Países.