Brasil: contexto e atualidades
Pois era uma fonte de mão de obra de fácil obtenção e não provocava o desagrado da igreja alem disso gerava lucros substanciais para a metrópole, assim lucravam os comerciantes de escravos e a coroa portuguesa.
B- Com relação à afirmativa de que a sociedade brasileira desenvolveu "técnicas para conviver e tolerar a exclusão social que se perpetuam até hoje", apresente um exemplo ou manifestação desse fato. (1,25)
Um exemplo bem claro são as leis anti racismo, na qual procura manter a igualdade entre pessoas, alem disso outros leis e muitos trabalhos são feitos para com o individuo de classe social menor, para tentar minimizar os efeitos da desigualdade social.
Integrador:
A- Explique rapidamente o argumento de os indígenas não serem "naturalmente ecologistas"? (1,0 ponto)
Pois é fato, que vários povos indígenas tenham se atrelado ativamente a formas predatórias de exploração dos recursos naturais em vigor na Amazônia. Mas devemos reconhecer que o fizeram submetidos a pressões concretas, contínuas, ilegais e enquanto sócios menores destes negócios.
B- Cite dois estados do Brasil aonde a população indígena tem maiores concentrações. (0,75 cada)
Estados do Amazonas e Mato Grosso.
A- Cite as duas principais origens de imigrantes não-portugueses para o Brasil no século XIX. (0,75 cada).
Os suíços que chegaram em 1819 e se instalaram no Rio de Janeiro (nova Friburgo), e os Alemães, que vieram logo depois, em 1824, e foram para o Rio Grande do Sul (Nova Hamburgo, Santa Catarina e etc...)
B- Relacione o desenvolvimento a imigração à questão do fim das escravidão no Brasil. (1,0 ponto) Após a abolição da escravatura (1888), o governo brasileiro incentivou a entrada de imigrantes europeus em nosso território. Com isso o Brasil fixou em seu território brasileiro vários ramos de negocio como, por exemplo: O ramo