Relatório Engenharia das reações Químicas- Biodiesel
BACHARELADO INTERDISCIPLINAR EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA
ENGENHARIA DAS REAÇÕES QUÍMICAS – DEQ 04
Alisson Martins da Costa
Diego Batista Corsini
Leonardo Bruno Honório Ramos
Raphael Mendes Salles da Fonseca
REAÇÃO DE TRANSESTERIFICAÇÃO EM REATOR BATELADA
POÇOS DE CALDAS
NOVEMBRO/ 2013
Resumo: O presente relatório discorre qualitativamente a influência da quantidade de catalisador na reação de transesterificação do óleo soja, assim como a cinética de formação de ésteres metílicos, que pode ser utilizado como biocombustível. O biodiesel juntamente com o gilcerol são formados através da reação entre triglicerídeos, provenientes de óleos ou gorduras, e um mono-álcool de cadeia curta. Tal reação não ocorre em uma única etapa e pode ser catalisada tanto por ácidos como por bases, sendo que neste caso o catalisador utilizado foi o hidróxido de potássio (KOH). O produto da reação, realizada em um reator batelada, foi colocado em repouso para a separação de fases e através da análise de miscibilidade das duas fases existentes em determinados solventes concluiu-se a que a fase superior constitui o biodiesel e a inferior, o glicerol. Analisou-se também, de maneira qualitativa, a formação de sabão em virtude da quantidade de catalisador empregada, assim como a velocidade de formação e a quantidade de produtos formados.
Objetivo: Analisar qualitativamente o efeito da quantidade de catalisador e a cinética de formação dos ésteres metílicos na reação de transesterificação do óleo de soja.
1. Introdução A transesterificação é uma reação orgânica em que se obtém um estér por meio de outro éster, através da troca de grupos alcóxidos. Na transesterificação de óleos vegetais, um triglicerídeo reage com um álcool na presença de um catalisador produzindo uma mistura de ésteres monoalquílicos de ácidos graxos e glicerol [1]. Através da transesterificação de um triglicerídeo com um álcool de cadeia