Catálise homogênea- Biodiesel
Laboratório de Engenharia Química
Prof.: Henrique Sales
Angela
Anne Karoline Poli 01010665
Laís Lopes 01011251
Maria Eduarda 01010707
São José dos Campos
2012
Objetivo
Observar a atividade do catalisador homogêneo no processo de fabricação do biodiesel através do óleo de soja e calcular o rendimento da reação.
Introdução
A catálise é a mudança de velocidade de uma reação química devido à adição de uma substância (catalisador) que praticamente não se transforma ao final da reação. Os aditivos que reduzem a velocidade das reações se chamam inibidores. Os catalisadores agem provocando um novo caminho reacional, no qual tem uma menor energia de ativação. A energia de ativação é a menor quantidade de energia necessária que se deve ser fornecida aos reagentes para a formação do complexo ativado e para a ocorrência da reação.
Existem dois tipos de catálise: homogênea, na qual o catalisador se dissolve no meio em que ocorre a reação, e neste caso forma um reativo intermediário, que se rompe; e heterogênea, em que se produz a adsorção dos reagentes na superfície do catalisador; a catálise heterogênea é frequentemente bloqueada por impurezas denominadas "venenos".
Os catalisadores heterogéneos são em geral sólidos, resistentes a temperaturas elevadas e têm a vantagem de serem facilmente separáveis dos produtos de reação. Os catalisadores homogéneos têm como vantagem uma elevada seletividade, porém, como estão na mesma fase que os produtos de reação, tornam-se difícil separá-los, conduzindo à sua perda.
Um processo que é utilizado catálise homogênea é para obtenção de Biodiesel.
Biodiesel
O biodiesel é um combustível obtido a partir de matérias-primas vegetais ou animais. As matérias-primas vegetais são derivadas de óleos vegetais, tais como soja, mamona, colza (canola), palma (dendê), girassol, pinhão-manso e amendoim, entre outros, sendo o óleo de soja o mais utilizado no Brasil. As