A importância da atuação do enfermeiro no CME
Géssica Santana Orrico¹, Mariana Fernandes de Jesus Souza¹, Renata Oliveira Lourenço¹, Rosana Souza Araújo¹, Suelen Pereira Santana¹, Moisés Teixeira Torres².
___________________________________________________________________________
RESUMO
O trabalho da enfermagem caracteriza-se como teórico-prático e interdependente de outros setores institucionais, podendo atuar em diversas áreas desde a assistência técnica no processo saúde – doença, às práticas gerenciais, valendo destacar a Central de Material de Esterilização – CME – que é responsável à recepção, expurgo, preparo, esterilização, guarda e distribuição de materiais para as unidades hospitalares. O planejamento dessa unidade deve ser executado por uma equipe multiprofissional, cuja atenção deve estar voltada para a dinâmica de funcionamento do setor que é de extrema importância para todas as unidades. Discute-se então a importância da enfermagem neste setor devido a gama de atuação desta categoria como consequência da sua formação acadêmica. Sendo assim o enfermeiro adota o papel de protagonista neste processo. Destacando-se então a importância de conhecer a prática do enfermeiro na CME. A realização desse estudo leva a crer que é fundamental a presença do enfermeiro na gerência da CME principalmente no que diz respeito à sistematização e operacionalização do trabalho. Sendo assim é de suma importância que sejam disseminadas diversas visões a respeito da atuação do enfermeiro neste setor a fim de articular cuidado, gerência, ensino e pesquisa relacionados a esta temática.
PALAVRAS-CHAVE: Enfermagem e CME; Importância do CME, Importância do enfermeiro no CME; CME.
ABSTRACT
Nursing work is characterized as theoretical- practical and interdependent with other institutional sectors, and can operate in several areas since the technical assistance in the health - disease management practices, using highlight the Central Supply Sterilization -