ARTIGO DE BLOCO OPERATORIO
UNIBRASIL
O Enfermeiro e sua atuação em Centros Cirúrgicos: uma revisão de literatura acerca da importância de seu papel enquanto gerenciador de cuidados.
Curitiba
2013
Aline Mayara de Oliveira
Érika Valéria Alves Pires Lima
Janaína Soares da Silva
Mayara Liandra Cordeiro
O Enfermeiro e sua atuação em Centros Cirúrgicos: uma revisão de literatura acerca da importância de seu papel enquanto gerenciador de cuidados.
Artigo apresentado à disciplina de Bloco Operatório, ministrada pela professora Mônica Bettega, com o intuito de obtenção parcial de nota do bimestre.
Curitiba
2013
RESUMO: O Centro Cirúrgico (C.C) constitui-se a área hospitalar cuja finalidade é proporcionar condições tecnológicas, materiais e humanas para a realização do ato anestésico-cirúrgico em si. A Central de Material e Esterilização é um ambiente de alta concentração de equipamentos e materiais, com um trabalho específico que contribui para a qualidade dos serviços prestados pelas unidades que consomem seus produtos, materiais e humanos para a realização do ato anestésico-cirúrgico. O presente estudo trata-se de uma revisão de literatura que tem por objetivo Analisar o papel e a atuação do Enfermeiro frente ao Centro Cirúrgico. Usou-se como descritores de pesquisa na BVS, os termos Enfermagem, Centro Cirúrgico e Humanização. Nepote, Monteiro e hardy 2009, conceituam que o Centro Cirúrgico (CC) “é um setor singular dentro de qualquer hospital, atraindo atenção pela evidência dos resultados, complexidade das operações, decisiva ação curativa e por ser o local mais oneroso do complexo hospitalar”. Diante das literaturas elencadas, constatou-se que, por se tratar de um setor crítico, na qual erros são praticamente inadmissíveis, torna-se necessário um conhecimento e um aprofundamento maior acerca deste departamento. Haja visto que, mesmo que esse conteúdo esteja inserido na carga horária da graduação de Enfermagem, é imprescindível que, ao ser