Relatório de ovos
Introdução
O ovo é o produto de eficiente transformação biológica feita pela galinha (Gallus gallus) de postura. Esta ave transforma recursos alimentares de menor valor biológico em produto com alta qualidade nutricional para o consumo humano (BERTECHINI, 2005).
Dentre os vários alimentos disponíveis, o ovo é o que mais se aproxima de um perfeito balanço de todos os nutrientes: é fonte absoluta de nutrição para o embrião, sendo valioso pela sua qualidade nutricional, flavor e outras propriedades funcionais, quando comparado a outros alimentos (ENSMINGER, 1992; YASHODA et al., 2004).
O ovo é um corpo unicelular, formado no ovário ou oviduto. Compõe-se de protoplasma, vesículas germinativas e envoltórios. Contém os nutrientes essenciais para nutrir o gérmen da respectiva espécie. (ORNELLAS, 2002).
Os ovos de todas as aves, e também os de tartaruga e peixes, são ótimos alimentos. O ovo de galinha, que é o mais usado na alimentação humana, pesa aproximadamente 50g e contem, em 35g que correspondem á clara, 4g de proteínas e vitamina B2; em 15g que correspondem à gema, 6g de gordura, 2g de proteínas e vitamina A, D, E, K e B, além de cálcio, ferro e enxofre. A gordura do ovo contém lecitina (rica em fósforo-lipídios), que favorecem o metabolismo do colesterol. (ORNELLAS, 2002).
Possui as seguintes partes: casca, membrana externa, membrana interna, câmara de ar, clara, calazas, gema. (ORNELAS,
O ovo pode ser considerado o maior aliado para reabilitar a nutrição humana, além de outras contribuições nutricionais importantes, sendo de baixo custo.
Objetivo
Avaliar as mudanças nas características dos ovos, quando expostos a temperaturas diferentes.
Materiais e Métodos
Materiais
- 17 ovos
- Leite
- Margarina
- Sal
- Açúcar Refinado
- Óleo
- Água
- Panelas
- Frigideira
- Pratos descartáveis
- Balança
- Talheres
- Batedor de ovos
- Tigelas
- Copos
- Fogão
Métodos
1.Cocção de ovos
Colocamos água em uma panela e levamos ao