O Ovos Relatorio Pronto
O ovo é um corpo unicelular formado no ovário dos animais, composto por protoplasma, vesículas germinativas e envoltórios. A maioria dos ovos consumidos no Brasil é de galinha, raramente de pata, codorna, gansa, tartaruga e de peixe (Philippi, 2003).
Os ovos se formam nos ovários dos animais e contêm os nutrientes necessários para o desenvolvimento de um novo ser da espécie de origem. O ovo pode ser dividido em três compartimentos: casca, clara e gema. A casca predomina o carbonato de cálcio. Sua estrutura é porosa, o que permite troca gasosa, evaporação da água e penetração de micro-organismos da parte externa para interna, mas a presença de pequenas gotículas de cera minimiza a passagem de água e contaminação para o interior dos ovos. A cor da casca varia de branco a vermelho, segundo a raça e a espécie da ave, o que não tem relação com o valor nutritivo. (Philippi, 2003).
A clara diz respeito a 57% do peso total do ovo e é composta basicamente por proteínas e água, sendo que as proteínas representam aproximadamente 20% do volume total. Mais da metade do valor proteico é proveniente da ovoalbumina, seguida de outras proteínas , como a ovotraferrina, o ovomucoide e a ovomucina entre outras. Apresenta aspecto translúcido e viscoso.
A gema compreende 32% do peso total do ovo, tem forma esférica e é envolvida pela membrana vitelina, a qual permite a passagem da umidade da clara para gema, tornando-a maior. Pela quantidade de vitaminas e pelas proteínas de alto valor biológico, o ovo é considerado um alimento completo, o que o torna um dos componentes mais importantes da dieta do brasileiro. (BIAGI, 1982)
Além da sua contribuição nutricional, o ovo também é utilizado na elaboração de diversos produtos por suas características físico-químicas que lhe conferem a propriedade de coagular, de formar espuma, de aglutinar, de emulsificar, de servir como agente corante, de sabor e de aroma. Essas propriedades possibilitam formulações culinárias,