relatorio maionese caseira
ELAYNNE ROSANE CARDOSO SOUZA
ELIZABETH JANSEN ALVIM
TECNOLOGIA DE ÓLEOS E GORDURAS
RELATÓRIO: PRODUÇÃO DE MAIONESE CASEIRA
CODÓ-MA
2014
ELAYNNE ROSANE CARDOSO SOUZA
ELIZABETH JANSEN ALVIM
RELATÓRIO: PRODUÇÃO DE MAIONESE CASEIRA
CODÓ-MA
2014
1.0 TITULO: PRÁTICA 2 – PRODUÇÃO DE MAIONESE CASEIRA
2.0 INTRODUÇÃO
A maionese é uma emulsão óleo em água (O/A), onde pequenas gotas de óleo estão dispersas numa fase contínua de água.
Essa emulsão cremosa é obtida com ovos e óleos vegetais, adicionada de condimentos e outras substâncias comestíveis. Não poderá ser adicionada de corantes. Deverá ter no mínimo, três gemas de ovos por litro e, no mínimo, 65% de óleo vegetal comestível. Poderá conter, no máximo, 0,5% de amido.
A emulsão é uma mistura de dois líquidos que normalmente não podem ser combinados: óleo e água é o exemplo clássico. A emulsificação é feita pela adição lenta de um ingrediente ao outro, enquanto são misturados rapidamente. Entretanto, os dois líquidos se separam rapidamente se um emulsificador não for acrescentado.
Os emulsificadores são a conexão entre os dois líquidos e servem para estabilizar a mistura. Os ovos e a gelatina estão entre os alimentos que contêm emulsificantes. Na maionese, o emulsificante é a gema de ovo, que contém lecitina, um emulsificante de gordura.
O ácido empregado na maionese confere sabor e consiste no principal preservativo contra o desenvolvimento de micro-organismos. O vinagre é o ácido mais comum utilizado na preservação da maionese, fornece a maior parte da fase aquosa da emulsão; possuiu valor antisséptico e também ajuda a prevenir contra a deterioração e rancificação.
3.0 OBJETIVOS
O objetivo deste trabalho foi demonstrar como é a produção de maionese caseira.
4.0 MATERIAIS E METODOS
Materiais e ingredientes:
2 medidores de plástico (pequeno e