Relatório EMBRIOLOGIA - Partes do ovo
No dia 16/04 foi levado um ovo caipira cru e um cozido, na aula de Embriologia, com o objetivo de observar as estruturas contidas no mesmo e compreender suas funções.
PROCEDIMENTOS
A professora deu explicação dos termos que seriam citados durante a aula. A sala foi separada em grupos. Cada grupo quebrou o ovo cru sobre uma Placa de Petri de modo que a gema ficou inteira para a observação das estruturas. O mesmo grupo retirou a casca do ovo cozido começando da extremidade mais fina. Após a análise, com um fio de cabelo, o grupo cortou a gema do ovo ao meio passando ao nível da cicatrícula (ponto branco na superfície da gema).
ANÁLISE DAS ESTRUTURAS
OVO CRU:
Analisando da parte exterior para o interior, temos as estruturas:
Casca: Cobertura externa que pode ser castanha ou branca, dependendo da espécie da galinha, o que não afeta a qualidade do ovo. É composta principalmente por carbonato de cálcio.
Membrana interna e externa da casca: Barreira protetora contra bactérias que circunda o albúmen.
Câmara-de-ar: Bolsa de ar formada entre as duas membranas.
Albúmen: Conhecido como clara do ovo. Basicamente formado por água e é gelatinoso. Possui duas camadas, uma camada fluida próxima da casca que rodeia a clara espessa, e uma camada espessa, como fonte de proteína.
Chalazas: São filamentos de clara que permitem oscilação e giro, porém, mantem a gema no centro.
Membrana vitelina: Mantem o conteúdo da gema.
Cicatrícula: Porção onde se concentra o citoplasma ativo. Quando fecundado, passa a se chamar blastoderma.
OVO COZIDO:
Após a retirada da casca do ovo, foi possível visualizar a câmara de gás. Foi retirada a clara, assim analizamos a gema do ovo, que foi cortada com um fio de cabelo, encontramos:
Câmara de gás: Foi possível a visualização
Camadas de vitelo: Separado em vitelo amarelo (gema amarela), depositada quando a dieta diurna da ave contiver gorduras e carotenoides, e vitelo branco (gema branca), quando a ave não se alimenta durante a noite e o