TRABALHO DE CITOLOGIA PERIODO EMBRIONARIO
CURSO BACHARELADO EM NUTRIÇÃO
CITOLOGIA E EMBRIOLOGIA
São Luís
2015
FACULDADE MAURICIO DE NASSAU-UNINASSAU
CURSO BACHARELADO EM NUTRIÇÃO
RELATÓRIO DA 2° A 4° SEMANA DO PERIODO EMBRIONÁRIO
Alunos:
Maykon George Leite Passinho
Camila Pereira dos Reis
Relatório apresentado à disciplina de Citologia e Embriologia, ministrado pelo professor Esp. Franco Celso, do 1º período do Curso de Nutrição da Faculdade Mauricio de Nassau-Uninassau.
São Luís/MA
2015
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO ............................................................................................... 04
2 PRIMEIRO MÊS DO DESENVOLVIMENTO EMBRIONARIO 05
3 SEGUNDO MÊS DO DESENVOLVIMENTO EMBRIONARIO .. 07
4 CONCLUSÃ
................................................................8
REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS 10
INTRODUÇÃO
Atualmente há um interesse crescente em torno do desenvolvimento humano desde o período que precede o nascimento (chamado de desenvolvimento embrionário). Este é um processo contínuo que tem seu início quando um ovócito (óvulo) é fertilizado por um espermatozóide. Algumas fases se combinam e transformam o ovócito fertilizado (totipotente) em um organismo multicelular, são elas: a divisão, a migração e a morte celular junto à diferenciação, ao crescimento e ao rearranjo celular. Apesar da maioria das mudanças ocorrerem nos períodos embrionários e fetais, acontecem também muitas mudanças significativas e igualmente importantes no período posterior ao nascimento, na sequência das fases de infância, adolescência e início da fase adulta.
Com isso é fácil dizer que o desenvolvimento não termina ao nascimento, aliás se inicia com a fertilização, pois a partir de então ocorre mudanças que vão além do crescimento, como por exemplo o desenvolvimento dos dentes e das mamas. O cérebro triplica seu peso entre o nascimento e os 16 anos de idade, contudo o desenvolvimento estará completo