Trabalho Escrito Embriologia
Curso: Fisioterapia/2° período “A”.
Disciplina: Citologia,Embriologia e Histologia
Professor: João Vicente Deocleciano Pacheco
Período Embrionário
Camilla Melo
Gabriela Borges
Laila Hanna
Lara Deoclides
Nazini Figueiredo
Rauany Campos
Patos de Minas,2014.
Camilla Melo
Gabriela Borges
Laila Hanna
Lara Deoclides
Nazini Figueiredo
Rauany Campos
Período Embrionário
Trabalho apresentado como requisito parcial de avaliação da disciplina Citologia,Embriologia e Histologia,do curso de Fisioterapia do Centro Universitário de Patos de Minas,sob orientação do professor João Vicente Deocleciano Pacheco.
Patos de Minas,2014.
Introdução
A embriologia é a ciência que trabalha a formação dos órgãos e sistemas de um animal, a partir de uma célula . Faz parte da biologia do desenvolvimento.
O desenvolvimento embrionário tem inicio logo após a fecundação. Esse desenvolvimento faz parte de um processo maior, chamado ontogenia, que corresponde ao desenvolvimento do individuo desde o ovo até a fase adulta.
O desenvolvimento embrionário varia muito entre os diferentes grupos, mas a regra geral apresenta as seguintes fases: seguimentação, gastrulação e organogênese.
Na seguimentação ou clivagem, as divisões mitóticas que ocorrem a partir da célula ovo, dão origem a várias células menores, chamadas blastômeros. Apesar do aumento no número de células, praticamente não ocorre alteração no volume do embrião em relação ao ovo, esse fato ocorre devido a rapidez das divisões celulares.
Após a seguimentação, inicia-se o processo de gastrulação. A partir dessa fase até atingir a fase adulta, o organismo aumenta de tamanho. Na gastrulação há formação dos folhetos embrionários, que darão origem a todos os tecidos do individuo. Forma-se também durante essa fase o intestino primitivo do individuo e o blastóporo, que consiste em um orifício que permite a comunicação desse intestino com o exterior. A diferenciação dos tecidos