Desenvolvimento embrionário – Loxosceles intermedia
Curso de Ciências Biológicas, Universidade Federal do Paraná, Centro Politécnico, Caixa Postal 19031, 81531-970, Curitiba, PR, Brasil.
RESUMO
A embriologia da L. intermédia inicia- se quando a fêmea põe seus ovos em uma ooteca pequena com aproximadamente 1 cm de diâmetro e de forma discóide. Seus ovos são esféricos, do tipo centrolécito e apresentam em média 1 mm de diâmetro. São revestidos por duas membranas, o córion e a membrana vitelínica. O objetivo do presente trabalho é descrever a morfologia e a genética de alguns estádios do desenvolvimento embrionário, com perspectiva na Biologia do Desenvolvimento. Para tanto, os ovos foram imersos em óleo mineral sobre uma placa de petri e observados ao microscópio estereoscópico. Pouco ainda se conhece a respeito da biologia do desenvolvimento da aranha marrom, e tais aspectos sobre a formação dos eixos corporais, formação dos apêndices e as proteínas e genes responsáveis por esta ação. Portanto busca-se com o presente estudo, haja vista da escassez de informações contribuir para a ampliação dos conhecimentos, não somente da espécie estudada, mas também para as Aracnaes em geral.
Palavras Chave: Desenvolvimento Embrionário, Biologia do Desenvolvimento, Eixos corporais, Formação dos apêndices, Gastrulação, Genes Hox, Segmentação.
INTRODUÇÃO.
Baseado na literatura científica, situar o assunto relacionado ao processo de desenvolvimento que está ocorrendo (ocorreu) com o organismo escolhido pela equipe. Citar os autores das frases utilizadas entre parênteses conforme os exemplos abaixo.
O Filo Arthropoda, é o mais populoso filo, estimando-se cerca de 5 milhões espécies (Grimaldi e Engel, 2005). Toda essa diversidade biológica é importante para a ocupação de diversos nichos ecológicos com uma imensa variedade de formas. Nos últimos anos, estudos de biologia do desenvolvimento têm ajudado a compreender o processo de embriogênese a nível