Relatório de destilação
III. Objetivos:
Separar misturas de líquido miscível – separar álcool do vinho
Observar o ponto de ebulição do álcool
Manuseio dos equipamentos necessários para a destilação
IV. Introdução:
A destilação é um processo de separação baseado no fenômeno de equilíbrio líquido-vapor de misturas. Em termos práticos, quando temos duas ou mais substancias formando uma mistura líquida, a destilação pode ser um método para separá-las. Basta apenas que tenham volatilidades razoavelmente entre si.
Um exemplo de destilação que remonta a antiguidade é a destilação de bebidas alcoólicas. A bebida é feita pela condensação dos vapores de álcool que escapam mediante o aquecimento de um mosto fermentado. Como o ponto de ebulição do álcool é menor que o da água presente no mostro, o álcool evapora, dando-se assim a separação de água e álcool.
V. Materiais utilizados:
MATERIAIS
REAGENTES
Manta aquecedora
Vinho
Tela de amianto
Balão de destilação
2 Rolhas
Condensador
Béquer de 50 ml
Mangueira
Proveta
Tripé universal
2 garras metálicas
Termômetro
VI. Procedimento experimental:
Foram medidos 50 ml do vinho na proveta e depois colocado dentro do balão de destilação, e o termômetro também. Logo após, aquecimento se iniciou, até o ponto de que a substancia que tem menor ponto de ebulição começou a evapora. A mangueira foi ligada e água começou a percorrer pelas paredes do condensador,aos 78ºC o álcool começou a sua ebulição. Ao passar pelas paredes resfriadas do condensador, o seu vapor começou a se condensar e virar líquido. Assim o líquido caiu no béquer.
VII. Análise de dados:
a) De acordo com o que você observou durante a ebulição do vinho, a temperatura permaneceu constante? Justifique com base em seus conhecimentos.
Não , porque as substancias que fazem a mistura do vinho, cada uma tem seu ponto de ebulição e o vinho sendo essa mistura tem-se pontos de